sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Idéia definitiva

Na semana passada, enquanto ainda tínhamos dúvidas de como começar o nosso projeto do vaso sanitário, nós procuramos um Engenheiro Eletricista, conhecido de um dos integrantes do grupo, e agendamos uma entrevista com o mesmo a fim de discutir a idéia e o seu desenvolvimento. Encontramos duas maneiras de realizar o nosso projeto, sendo que na primeira utilizaríamos um motor de passo para levantar a tampa do vaso, e a segunda uma bobina que ao ser energizada geraria um campo magnético capaz de levantar a tampa como mostra a figura a seguir:





A idéia empolgou bastante todos os integrantes, como de início, mas, no entanto, nos deparamos com vários problemas mecânicos, os quais exigiriam um mínimo de experiência necessária, que seriam praticamente a vida do projeto, por assim dizer.

Foi nos apresentada, pois, a idéia de um sistema que supervisionasse o número de vagas de um estacionamento e indicasse através de lâmpadas ou LED's se havia ainda vaga ou não. Contudo, esta última necessitaria de algum conhecimento em PLC's e alguma linguagem do mesmo ou então em Eletrônica Digital (Portas Lógicas).

O grupo, portanto, entrou em consenso e decidiu que é melhor corrermos atrás de um conhecimento que está mais ligado à nossa área, do que ligado à mecânica, e, desta forma, nos comprometemos a aprender sobre o assunto necessário, mesmo que ainda não tenhamos sido apresentados a tais matérias pela faculdade.

Portanto, estamos esperando a aprovação deste projeto pelos professores. Seria algo mais didático onde explicaríamos o que é basicamente um PLC, qual a sua função, quais as suas vantagens, e desvantagens para a aplicação no mercado, sua aplicação com o projeto do estacionamento e etc, apresentando na melhor das maneiras uma visão bem ampla a toda a turma.

3 comentários:

butterfly disse...

Conforme conversamos na última aula (dia 27/11) já é hora de definir o tema de forma conclusiva. A idéia de descrever o que é e como funciona o PLC pode ser mais complicada se vocês não têm um conhecimento prévio sobre este assunto. Além disso, o cronograma precisa ser definido até dia 4/12. Flávio.

Unknown disse...

Onde está escrito juliana disse, considere "flavio ..."

Unknown disse...

perae vcs querem matar o cara eletrocutado no vazo com essa de fase e neutro to sabendo ai eu não sento nunquinha